Unimed Rio Branco Coop. de Trab. Med. LTDA

Rua José de Melo, 418

Rio Branco-AC - CEP :69908330

CNPJ: 84.313.741/0001-12

Como manter uma alimentação saudável no ambiente de trabalho


Eliane Sá

26 Julho 2016 -

Na correria do dia a dia, manter uma alimentação saudável no ambiente de trabalho é um verdadeiro desafio. Muitas vezes, em nome de mais produtividade no trabalho, até mesmo refeições importantes como o café da manhã ou o almoço ficam para depois ou são negligenciadas. Mas esse comportamento pode trazer o efeito oposto, gerando menor disposição para as atividades e atrapalhando o desempenho profissional. Sem contar, é claro, os prejuízos para a saúde.

 

O ideal, segundo o nutricionista Aluízio Trindade seria fazer cinco a seis refeições ao longo do dia, alimentando-se a cada três horas ou sempre que tiver fome. Comer em intervalos curtos de tempo é uma forma de evitar um consumo muito grande de alimentos, evitando assim o ganho de peso. Pular uma refeição é prejudicial ao nosso organismo, o qual interpreta que faltarão energia e nutrientes (carboidratos, proteína, gordura, vitaminas e minerais), essenciais para seu bom funcionamento. E isso fará com que ele gaste menos calorias ao longo do dia.

 

Algumas dicas para manter uma boa alimentação saudável durante o expediente de trabalho:

 

Lanches para guardar na gaveta

Para os lanches rápidos no meio da manhã e da tarde, aposte em alimentos práticos e que não estragam facilmente, como castanha-do-pará, nozes, amêndoas, semente de girassol, biscoitos integrais (são boas opções, mas é preciso ficar atento ao rótulo antes de comprar: prefira aqueles que sejam preparados somente ou principalmente com farinhas e grãos integrais. A quantidade de fibras é um indicativo: quanto mais tiver, mais integral será o alimento. Eles também devem ser isentos de gorduras trans e com a menor quantidade possível de gordura saturada. Uma boa forma de saber se o biscoito é saudável é prestar atenção na quantidade de aditivos descritos no rótulo, buscando aqueles com ingredientes que você conhece) e frutas secas como ameixa, damasco, uva passas, maçã e banana.

 

Opções para manter uma boa hidratação

Água ao longo do dia é a melhor opção, mas se você não quer beber somente água, as opções mais saudáveis são a água de coco, os sucos naturais sem açúcar e os chás. Preparar um suco de frutas em casa, batido com bastante gelo e armazenado em uma garrafa térmica, também pode ser uma alternativa. Beba pelo menos 8 copos de água ao longo do dia

 

Sugestões para levar de casa

Se trouxer o almoço de casa, é importante armazenar os alimentos em potes bem higienizados e com tampa. Se tiver uma bolsa térmica – seria o ideal - para transportar a comida de casa até o trabalho e, ao chegar, mantenha no refrigerador.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing